Como pesquisar e estudar com a internet

A internet passou a fazer parte de nossas vidas: por meio dela, ouvimos e fazemos downloads de nossas músicas preferidas, assistimos TV, filmes, séries nacionais e internacionais; encontramos receitas para preparar alimentos maravilhosos; pesquisamos, opinamos e escrevemos sobre infindos assuntos… A lista de atividades que ela nos proporciona cresce a cada dia ou a cada descoberta! Então, perguntamos: por que não utilizá-la como ferramenta para pesquisas voltadas aos estudos acadêmicos?

A primeira coisa que o estudante deve ter em mente é que, ao acessar qualquer site para estudar ou pesquisar qualquer assunto, ele não pode se distrair e deve focar em seus objetivos. Existem diversos fatores que levam à distração na internet, afinal, levam segundos para que se abra uma nova aba no navegador para acessara as redes sociais, por exemplo. Esses conteúdos devem ser evitados na hora do estudo, para que haja melhor aproveitamento do tempo.

Outra atitude indicada para quem decide estudar com a ajuda da internet é a de separar materiais de estudo, como: lápis, caneta, borracha, um caderno para suas anotações e livros para apoiar as pesquisas on-line. Escrever no papel tudo que você vê de importante na internet pode ajudar (e muito!) a gravar informações relevantes para o seu estudo. Pode também, passar as informações principais para o Word, lembrando de anotar o link, autor, título, número da revista ou nome do jornal, data de acesso e outros detalhes para referenciar a fonte no momento de escrever um texto.

O horário que você decide pesquisar e estudar com a ajuda da internet também é um fator muito influente nesse momento. Escolha sempre horários e dias em que sua casa esteja mais calma, sem muita gente falando e fazendo barulho. Vale lembrar também que você precisa se conhecer e entender qual é o horário em que você está mais produtivo e usar isto a seu favor.

Juntando todos esses fatores, você terá uma ótima rotina de estudos. Acredite!